Teatro Municipal Maria Clara Machado
Planetário da Gávea
Av. Padre Leonel Franca . 240
Auto que reúne três sagas familiares de migrantes que têm em comum a sobrevivência em São Paulo, Borandá, de Luiz Alberto de Abreu ganha nova montagem, com direção de João Batista e um elenco de jovens atores recém formados pela Faculdade CAL. A peça cumpre curta temporada a partir do dia 12 de junho no Teatro Municipal Maria Clara Machado.
Escrita a partir de uma pesquisa com moradores de bairros da zona sul paulistana como Jardim Ângela, Santo Amaro e Alto da Boa Vista, a peça de Luiz Alberto de Abreu nos traz três relatos sobre a migração interna brasileira. "É um texto que fala do brasileiro de forma dinâmica, em certos momentos bem humorada, e em outros, emocionante", explica o diretor.
Descrita pelo autor como um drama risível, junção de melodrama com comédia, Borandá conta as histórias de Tião Cirilo, Galatéia e Maria Déia.
A saga de Tião Cirilo dos Santos, caboclo que troca o nordeste pela cidade grande a qual tenta se adaptar, abre o espetáculo. "É a trama mais simples, que conta a história de um migrante comum, com uma vida em que nada acontece de especial", conta João Batista. A segunda tem caráter fantástico, cômico, e fala de Galateia, que é uma espécie de anti-herói que acaba sendo expulso do lugarejo onde vive e vai parar na cidade grande.
A saga de Maria Déia, inspirada na história de uma mulher que tem a vida marcada por um casamento tumultuado, a separação, e a fuga para salvaguardar os filhos encerra o espetáculo. "A última história é mais densa e fala de uma mulher que passa a vida migrando sem que seja por vontade própria. Levada primeiro pelo pai, depois pelo marido, para diferentes pontos do Brasil, um dia ela se cansa e resolve parar," explica o diretor.
Luis Alberto de Abreu
João Batista
Renato Machado
Anderson Dias
Mauro Leite
Bruno Oliveira
Soraya Bastos
Lucas Miranda
João Batista
Lucas Miranda
Rose Gonçalves
André Julião
Dayene Ruffo
Rita Ariani
Pablo Henriques
Ana Gaio
Luca Porto
Pris Gallicchio
Marcia Quarti